Execução de Solo Grampeado para Contenção de Talude Instável

Retaludamento

bombeiros_1

Destina-se a um ponto específico do talude ou à alteração de todo o perfil de uma encosta. Tipo de intervenção para a estabilização de talude, através de  mudanças de sua geometria, particularmente através de cortes nas partes mais elevadas, visando regularizar a superfície e, sempre que possível, recompor artificialmente condições topográficas de maior estabilidade para o material que as constitui. Muitas vezes são combinados a aterros compactados para funcionar como carga estabilizadora na base da encosta.

Plantio de Capim Vetiver
bombeiros_2

O Sistema Vetiver pode é utilizado para estabilização de rodovia, protegendo taludes de cortes e de aterros, encostas naturais e drenagem. Tem uma relação custo/benefício positiva, sendo uma solução duradoura. As barreiras formadas pelo vetiver controlam a velocidade de escoamento da água na superfície do terreno e suas raízes, resistentes e profundas, ajudam na estabilização do solo, prevenindo deslizamentos.

Solo Grampeado
bombeiros_3

Técnica para reforço de solo para talude natural ou talude resultante do processo de escavação.

Consiste basicamente em incluir na massa de solo, elementos semi-rígidos passivos denominados “grampos”, porém em algumas situações os grampos podem ser ativos. Estes grampos são geralmente injetados (mais comum no Brasil), horizontalmente e inclinados no maciço. A face do talude é revestida superficialmente por concreto projetado ou por grama (Solo Grampeado “Verde” ou Ecológico). Solo Grampeado Verde = Solução de contenção eficiente para estabilizar taludes mantendo sua aparência natural.