Levantamento de Encostas e Taludes com Drone

A maneira de inspecionar áreas inacessíveis internas e externas - offshore e onshore

5

Atualmente, um número crescente de empresas está usando a tecnologia drone para inspeção visual, pois é uma maneira econômica e eficaz de inspecionar em alturas e áreas inacessíveis..

As vantagens da tecnologia drone

O uso de drones oferece vantagens como:

• Visão geral rápida e avaliação da condição.

• Fotografias nítidas e detalhadas de defeitos.

• Planejamento de manutenção preventiva e produção otimizada.

• Acesso a áreas de difícil acesso.

• Tempo de inatividade reduzido.

• Alto nível de segurança.

 

Na GEOTECHNICAL só utilizamos drones quando concluímos que é a solução ideal. Com a nossa vasta experiência em todo o tipo de inspeções, oferecemos sempre a melhor solução, à medida do trabalho – com ou sem drone.

Normalmente, recomendamos a inspeção por drones para as três categorias a seguir:

 

1. Construções offshore

O ambiente offshore é muitas vezes considerado difícil e exigente, onde é vital manter as falhas, bem como a perda de produção, tanto na instalação quanto no equipamento de inspeção ao mínimo.

Um exemplo de atribuição contendo esses elementos é uma inspeção de flare em uma plataforma de petróleo e gás, onde o flare ainda está ativo. Aqui, os drones coletam imagens ou dados termográficos da condição do flare, enquanto a produção continua inalterada.

A coleta de dados ocorre em um ambiente turbulento e cheio de chamas, enquanto o piloto do drone, o inspetor e os funcionários estão a uma distância segura da área de inspeção e, portanto, fora da zona de risco.

 

2. Construções terrestres

Normalmente, os drones estão restritos a voar a uma altitude de 120 metros.

Outra área claramente adequada para a inspeção por drones são as pontes, independentemente de estarem em terra, conectando ilhas ou abrangendo divisões em uma paisagem.

Além disso, os drones estão apresentando bons resultados com as turbinas eólicas cada vez mais altas. Em particular, bordos de ataque, receptores de descargas atmosféricas e naceles são objetos de inspeção. Aqui o drone coleta imagens em alta resolução de possíveis defeitos, possibilitando planejar o trabalho de reparo em detalhes, pois os dados coletados ajudarão a evitar surpresas desagradáveis ​​durante o período de manutenção.

 

3. Espaços confinados

Espaços confinados, como caldeiras em usinas de energia, tanques de armazenamento de combustível, etc., são uma adição relativamente nova à área de inspeção por drones, mas estão gradualmente se tornando mais comuns. Aqui, as inspeções visuais são vantajosas se for muito caro ou demorado montar um andaime, ou muito perigoso para inspeção física.

No entanto, existem desafios consideráveis ​​ao usar drones em espaços confinados, incluindo falta de condição de luz adequada, nuances de cores, reflexão de sinais de rádio e turbulência da hélice.

Enfrentamos esses desafios usando potentes lâmpadas LED, garantindo assim uma boa qualidade de imagem com cores verdadeiras e naturais, bem como usando equipamentos especializados e pilotos experientes que podem prever áreas com alto risco de turbulência..

As possibilidades técnicas

Hoje existem drones simples, que podem gravar vídeos ou tirar fotos, e drones avançados, aos quais todos os tipos de equipamentos de coleta de dados podem ser conectados.

É especialmente relevante escolher os drones avançados ao medir emissões de gases de combustão ou inspecionar turbinas eólicas, onde uma câmera termográfica pode detectar delaminação, ou seja, as camadas compostas internas que se separam sob a superfície da asa.

Nos últimos anos, também utilizamos a câmera termográfica para inspecionar telhados de casas, instalações elétricas e de produção, facilitando a detecção de falhas ou defeitos relacionados ao calor.

 

Somente especialistas devem analisar dados

A inspeção do drone em si normalmente é concluída rapidamente. A maior parte do trabalho reside na análise dos dados recolhidos e das imagens dos drones. É essencial alistar especialistas relevantes em análise para obter o valor total de uma inspeção por drone.

Alguém sem a experiência qualificada necessária pode ignorar um defeito ou falha crítica, possivelmente com consequências fatais. Por exemplo, uma inspeção referente a uma construção de aço requer um metalúrgico especializado para analisar e interpretar os dados coletados.

A partir da análise desses dados é elaborado um laudo de vistoria, normalmente dividido em categorias de prioridade vermelha, amarela e verde de acordo com a gravidade do dano. Este relatório pode, se necessário, incluir um plano de serviço, com recomendações para melhorias econômicas.